CORREIO BARREIRENSE - 12ª edição/ Outubro de 2025
![]()
CORREIO BARREIRENSE
12ª edição/ Abril a Setembro de 2025
DE OLHO NO QUE ACONTECEU DE ABRIL ATÉ SETEMBRO DE 2025
Imaginação e Cor no CLEFS - 05 DE ABRIL
Oficina de Livros Cartoneros - 13 DE ABRIL
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
I Fórum de Bibliotecas Comunitárias do Cariri - 26 DE ABRIL
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

Roda de Leitura no Sítio Barreiros - 10 DE MAIO
Roda de Leitura com a temática Família - 24 DE MAIO
.jpeg)


São João do CLEFS - 10 DE JULHO
Palestra - 22 DE JULHO

Semana de Atividades Educativas e Interativas (AEI) - 23 DE JULHO
Sistema de Bibliotecas do Cariri - 14 DE AGOSTO

EJA no CLEFS - 27 DE AGOSTO
Depoimento da professora Rosiane Rodrigues – Turma EJA, Sítio Barreiros
Eu, Rosiane Rodrigues, professora da turma do EJA do Sítio Barreiros, venho agradecer ao Clube de Leitura Fronteira do Saber pela oportunidade de conhecer de perto a biblioteca. Realizar atividades nesse espaço, manusear os livros, folhear páginas e participar de leituras em grupo transformou a literatura em uma experiência agradável e colaborativa
Essa interação direta com os livros, seguida de debates sobre os capítulos, fortaleceu o papel da literatura como um espaço de crescimento e reflexão para nossos alunos. Reforça, ainda, a crença de que, independentemente da idade, a busca pelo conhecimento e pela expansão cultural é plenamente possível e profundamente enriquecedora.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

Clube do Livro com os Monitores - 30 DE AGOSTO
"O Clube do Livro, foi um momento muito interessante marcado por diálogo e troca de conhecimentos. A professora Valdenia preparou uma recepção especial para nós, monitores, com pequenos lembretes diários, como o Manual da Gentileza que vinha dentro de um envelope, o #Vermelhor. Esse momento foi diferente dos demais, por ter sido bastante reflexivo, cheio de aprendizado e partilha das nossas vivências. Em seguida, cada um falou sobre o livro lido no mês, e dos possíveis planejamentos para o mês de outubro." - Relato pela monitora Lídia Samira.


Placas - 19 DE SETEMBRO




COMO ESTÁ MORADOR?
Moradores da comunidade realizam o sonho da casa própria através do programa “Minha Casa, Minha Vida”
Após anos de espera e esperança, cinco famílias da comunidade — entre elas, Robervania Rodrigues dos Santos, Antônia Fernandes da Silva, Luciana Domingos dos Santos, Fabiana Martins Feitosa e Eunice — finalmente realizaram o sonho de morar com dignidade em suas casas próprias, conquistadas por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Em entrevista, Robervania contou que se inscreveu no programa em 2016 e que o principal requisito para participar é não possuir casa própria, morar em casa de taipa, residir na zona rural e apresentar toda a documentação exigida. Segundo ela, o que a motivou a continuar acreditando no projeto foi a confiança no trabalho de Andreia Silva, representante do programa no município, que sempre manteve os inscritos informados e realizava reuniões frequentes para esclarecer o andamento do processo.
Quando questionada sobre o motivo da longa espera, Robervania atribuiu o atraso às mudanças de governo e à pandemia, fatores que impactaram diretamente o andamento das construções. No entanto, toda a espera valeu a pena: “Senti uma gratidão imensa a Deus e uma alegria indescritível ao assinar o contrato”, relatou emocionada.
Hoje, morando em sua nova casa, Robervania expressa apenas gratidão: “Sou muito grata a Deus e a todos que contribuíram para a realização desse sonho.” Ela também destacou a importância de políticas públicas como o “Minha Casa, Minha Vida”, afirmando que seria muito difícil construir uma casa por conta própria, e que programas sociais como esse garantem dignidade e direito à moradia para famílias de baixa renda.
A entrevista foi realizada por Rodrigo, Suzana e Valdênia, integrantes do CLEFS (Clube de Leitura Fronteira do Saber), que acompanham de perto as transformações positivas na comunidade.
.jpeg)
.jpeg)

INDICAÇÃO DE LEITURA

POR ONDE ANDAS CONTERRÂNEO?
O nome dele é Francisco Edson da Silva, tem 31 anos e
atualmente reside na cidade de Bodocó, Pernambuco. Edson é engenheiro agrônomo
formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) em 2018, com mestrado em
ciências do solo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPBE).

.jpeg)

Natural de Nova Olinda, Ceará, onde
cresceu no Sitio Barreiros, é filho de agricultores, e com orgulho, convivendo
desde cedo com os desafios e as riquezas da vida no campo. Em 2013, ele se
mudou para a cidade de Crato para iniciar sua graduação, e desde então, o mesmo
tem se dedicado com a afinca a área agrícola, sempre buscando unir conhecimento
técnica a prática cotidiana do homem do campo.
Durante o mestrado, iniciou sua atuação em uma empresa
privada, o que o proporcionou experiencia pratica e uma visão mais ampla do
setor. Após a conclusão da pós-graduação, ingressou em trabalhos junto a
prefeituras do cariri paraibana, especialmente na regularização de áreas de
lixões- área na qual continua prestando serviços.
Em 2022, ampliou sua atuação para o setor de
georreferenciamento e regularização fundiários de imóveis rurais, além de
auxiliar agricultores em projetos de financiamento junto a instituições
bancarias e assistências técnica. Apesar das conquistas profissionais, seu
desejo sempre foi retorna a sua cidade natal e contribuir diretamente com o
desenvolvimento de sua região. Tentou esse retorno, mas, infelizmente, as
oportunidades não se concretizaram.
Hoje, mesmo distante de sua cidade e de sua família, segue
firme e comprometido com o proposito de servir ao agricultor. Atua em Bodocó
com georreferenciamento, regularização de imóveis rurais e apoio técnico para
acesso a credito rural, sempre com a esperança viva de um dia poder retornar a
sua terra e colocar todo o seu conhecimento a serviço da sua gente.
Nossa história, nossa vida.
ResponderExcluir