CORREIO BARREIRENSE - 10ª edição/ Fevereiro de 2025

 


CORREIO BARREIRENSE

10ª edição/ Fevereiro de 2025



   ESTUDANTES SÃO PREMIADOS NO V PRÊMIO MOTIVACIONAL   
   DO CLUBE DE LEITURA FRONTEIRA DO SABER   
    No dia 15 de fevereiro de 2025, aconteceu a cerimônia de premiação do V Prêmio Motivacional, promovido pelo Clube de Leitura Fronteira do Saber (CLeFS), uma iniciativa do professor e diretor Antonio Cordeiro Feitosa. O prêmio homenageia as professoras Josefa Matos Cordeiro de Carvalho e Luzia Félix Cordeiro e tem como principal objetivo incentivar os estudantes do Sítio Barreiros, em Nova Olinda - CE, a realizarem pesquisas sobre a história e os desafios enfrentados pela comunidade.
    Nesta edição, os participantes abordaram o tema “O enfrentamento das secas pelas famílias do Sítio Barreiros”, refletindo sobre os impactos da estiagem e as estratégias de superação adotadas pela população local.
    A premiação foi dividida em três categorias, conforme o nível de ensino dos alunos:

Ensino Médio
    Os estudantes deveriam analisar as dificuldades de sobrevivência da comunidade sob diferentes perspectivas, como produção, trabalho, inovação, saúde, alimentação, abastecimento e as consequências da seca para a migração da população, utilizando uma abordagem mais aprofundada e embasada.

Ganhadores:
1º Lugar: Roseli Alves Cordeiro
Título: O FIM DA ESPERANÇA OU A FORÇA DA PERSEVERANÇA?
Nota: 8,8
Comentário: "Nunca deixe que as dificuldades do caminho te façam esquecer o motivo pelo qual você começou. O aprendizado pode ser desafiador, mas cada obstáculo superado te torna mais forte e preparado para o futuro. Tenha paciência, mantenha o foco e lembre-se: o esforço de hoje será a vitória de amanhã. Você é capaz!"

2º Lugar: Rannyel Alves dos Santos
Título: QUANDO A TERRA SECA, A VIDA SE REINVENTA.
Nota: 8,7 
Comentário: "Só tenho a agradecer a todos que juntos fazem o clube de leitura por toda a oportunidade e apoio nessa minha jornada de 5 anos participando do prêmio motivacional, nesse período aprendi muito sobre minha comunidade e minhas origens,  hoje me despeço do prêmio ciente que levarei para toda minha vida histórias e relatos coletados durante esse período, Obrigado."

3º Lugar: Antônia Vitória Kayza da Silva
Título: O IMPACTO DAS SECAS: HISTÓRIA DE SOBREVIVÊNCIAS E SUPERAÇÕES NO SERTÃO.
Nota: 8,5
Comentário: "O prêmio motivacional é uma experiência enriquecedora, que incentiva e desperta o nosso crescimento. E também é uma oportunidade não apenas para reconhecer nossas conquistas, mais para se conectar ao nosso esforço e conhecimento."

Ensino Fundamental II
    Nesta categoria, os alunos exploraram ações relacionadas à gestão doméstica diante dos desafios do abastecimento de alimentos e água, bem como os impactos dessas dificuldades na saúde das famílias.

Ganhadores:
1º Lugar: Glória Maria de Souza Brito 
Título: ESCASSEZ DE ÁGUA E A REALIDADE DA SECA NO SÍTIO BARREIROS
Nota: 8,5
Comentário: [Comentário do vencedor]

2º Lugar: Rodrigo Martins dos Santos
Título: SUPERANDO A ESCASSEZ: A JORNADA DAS FAMÍLIAS NO SÍTIO BARREIROS
Nota: 8,3
Comentário: "Quero expressar meu comentário sobre o quinto prêmio motivacional do clube de leitura fronteira do saber onde crianças e jovens fazem trabalhos sobre a nossa comunidade onde tem primeiro segundo e terceiro lugar. Onde todos buscam conhecimento e desenvolvimento e aprendem como se faz um trabalho sou grato por a oportunidade de participar desse trajeto de leitura e aprendizado."

3º Lugar: Antônio Augusto Belisario Cordeiro
Título: IMPACTOS DA SECA NA VIDA DOS BARREIRENSES
Nota:8,2
ComentárioAcredito que, para mim e para as outras pessoas que tiveram a oportunidade de participar do Prêmio Motivacional, é muito gratificante, pois interagimos com a comunidade e adquirimos conhecimento sobre o local em que vivemos. Participei das cinco premiações que já aconteceram e acredito que um dos melhores temas de todos foi o do 5º Prêmio Motivacional, pois foi quando realizei uma pesquisa mais intensa sobre o assunto.

Ensino Fundamental I
    Os alunos dessa categoria desenvolveram trabalhos livres, expressando de maneira criativa os desafios enfrentados para garantir a alimentação durante os períodos de seca.

Ganhadores:
1º Lugar: Gracielly Esmeralda Belisario Duarte
Título: AS DIFICULDADES DE ALINHAMENTOS E ÁGUA NA COMUNIDADE DO SÍTIO BARREIROS.
Nota: 8,7
Comentário: "O prêmio Motivacional é um dos melhores incentivos para as crianças e os jovens da nossa comunidade , pois mesmo quem não consegue ganhar financeiramente ganha conhecimentos."

2º Lugar: Maria Johanna Cordeiro Silva
Título: RECORDANDO A SECA
Nota: 8,0
Comentário: "Adorei participar fiquei no segundo largar as duas vezes que participei, mas o importante é aprender e relembrar o que os moradores passaram."

3º Lugar: Nicollas da Silva Souza
Título: O IMPACTO DA SECA DE 1958 NA VIDA DOS BARREIRENSES
Nota: 7,7
Comentário: "Pra mim o projeto do prêmio motivacional é muiito importante, porque ensina coisas novas, e me  ensinou muito,  foi muito bom porque me ajudou a realizar meu sonhos. com o dinheiro do prêmio comeprei uma bicicleta"




     IMPACTO DO PRÊMIO MOTIVACIONAL     

    A premiação tem se consolidado como uma ferramenta essencial para despertar nos jovens o interesse pela história e realidade da comunidade, além de estimular a pesquisa, a escrita e o pensamento crítico sobre temas relevantes para a região. A iniciativa segue fortalecendo a educação local e valorizando o conhecimento como um instrumento de transformação.

     SOBRE A CERIMÔNIA     

"Durante a premiação tivemos a live com o professor Cordeiro diretamente de São Luís que acompanhou a apresentação dos trabalhos, falou um pouco sobre eles e retratou o impacto do tema socializado nos depoimentos dos moradores. Sua esposa Márcia Manir Feitosa também estava presente na live além da professora que está fazendo seu mestrado sobre o clubes de leituras, a professora Aldeide. As professoras colaboradoras Irenilda e Helena Taciana também assistiram a live e o irmão do professor Cordeiro, Antônio Irosmar."

"Escolhemos a poesia SECA E INVERNO DE PATATIVA DO ASSARÉ, para declamar pois condizia com o tema, alem de ser um poeta cearense que retratou muito bem a seca em seus versos"

Durante a premiação, houve um momento de homenagem às mães que incentivam seus filhos a construir seus trabalhos para representar o ensino fundamental e médio.

Representando as mães do Ensino Fundamental I, esteve Maria das Dores, mãe da aluna Johanna, que sempre demonstrou apoio e dedicação ao desenvolvimento da filha.
No Ensino Fundamental II, a homenagem foi para Robervânia, mãe do aluno Rodrigo, que incentiva a participação do filho desde a primeira edição, marcando presença nos encontros e entrevistas realizadas ao seu lado.
No Ensino Médio, a mãe homenageada foi Cícera Cilene, mãe da aluna Vitória Kayza, que também motiva a filha a participar do projeto, acompanhando-a em diversos momentos.

Essas mães receberam um quadro com um certificado de "Mãe Motivadora", um reconhecimento que enriquece o projeto. A parceria entre mães e filhos fortalece o propósito da iniciativa, demonstrando que o laço materno vai além do que elas próprias imaginam, mas que, com sua presença, podem fazer a diferença.


Para Cilene, mâe de Vitoria Kayza, O prêmio motivacional é uma grande oportunidade para os nossos filhos e sou muito grata por ter representado e ganhado o quadro de "Mãe que motiva".

Para Robervânia, mâe do aluno Rodrigo, o prêmio motivacional não é apenas uma conquista pessoal, mas uma dedicação e participação do meu filho e ver o quanto isso contribui pra o seu desenvolvimento, acredito que cada livro lido é uma nova oportunidade de aprender mais, e o meu maior desejo é que ele se dedique mais e saiba valorizar as pequenas coisas da vida,  agradeço a cada um membro do clefs e aos organizadores por criarem um espaço tão legal onde todos podem ir e aprender juntos, vamos continuar sempre trocando novas ideias, e sempre vou estar aqui aqui pra apoiar e incentivar em cada passo dessa jornada.

Para Maria das Dores, mâe de Johanna, é uma belíssima ideia onde nos todos aprendemos.

 

     O QUE FALA AS UNIVERSITÁRIAS     

Comentário da universitária Lídia Samira: 
"Contribuir nessa edição foi uma grande oportunidade para mim, tanto como universitária quanto ex-participante do prêmio. A troca de experiências com os participantes foi extremamente importante, juntos, aprendemos, corrigimos e compartilhamos saberes. Destaco aqui a importância do incentivo e da participação de todos da comunidade: entrevistados, professoras, alunos e seus pais. Parabéns aos participantes!"
  
Comentário da universitária Suzana Martins: 
"Gostaria de expressar minha sincera gratidão ao professor Cordeiro e à Valdenia por me convidarem para colaborar com os estudantes na construção de seus trabalhos. É extremamente gratificante poder contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, especialmente porque já tive a oportunidade de participar de edições passadas. Acredito que este projeto acrescentar muito no aprendizado de cada um pois é uma ótima oportunidade para os participantes se destacar e mostrarem suas capacidades motivando-os a continuar se esforçando e produzindo trabalhos excelentes."
"Parabéns a todos os participantes pelas suas dedicações e esforços para fazer o trabalho, espero que continuem cada vez mais se dedicando a esse projeto onde conta um pouquinho do nosso povoado e  é um projeto incrível que traz muitas oportunidades para nossa localidade."
Comentário da universitária Suzana Martins

     INDICAÇÃO DE LEITURA     

JUNTANDO OS PEDAÇOS

Autora: Jennifer Niven

Junte um pedaço de amizade com outro de auto aceitação, mais outro de amor e ainda um de esperança - todos juntos compõem a história de Libby e Jack.

Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca... mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso - até o dia em que ele encontra Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.


"É um livro bastante interessante, especialmente para o público jovem, pois retrata a vivência de dois adolescentes no ensino médio. A história aborda temas como bullying, suas consequências e a importância de preveni-lo. Além disso, é uma obra impactante, trazendo momentos intensos, incluindo perdas, desafios relacionados à saúde mental e brincadeiras de mau gosto que podem ter graves repercussões. Apesar da carga emocional, é uma leitura enriquecedora, que proporciona reflexões valiosas e contribui para o crescimento pessoal." 
Comentário do Leitor Kauan Silva 

          ANEXO           




por: José Kauan da Silva e Valdenia Belizario
Monitor do CLEFS e Coordenadora respectivamente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORREIO BARREIRENSE - 12ª edição/ Outubro de 2025