Inauguração da nossa Biblioteca!
INAUGURAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA FRONTEIRA DO SABER
Aos 22 dias do mês de
outubro do ano de 2021, por volta das 18 horas, estudantes, professores, pais e
integrantes da comunidade do Sítio Barreiros, município de Nova Olinda/CE, e
demais convidados estiveram reunidos na sede do Clube de Leitura Fronteira do
Saber para a cerimônia de inauguração.
Este espaço foi
idealizado pela professora Francisca Valdênia Martins Belizário Lima e
realizado pelo prof. Dr. Antonio Cordeiro Feitosa, filho desta comunidade, que emigrou
para Fortaleza aos 14 anos de idade e hoje aos 71 anos volta as suas origens
para a inauguração do clube de leitura e entrega à comunidade, com o objetivo
de apoiar a formação das crianças e jovens desta localidade através do
incentivo à leitura e de projetos para consolidar seu desempenho nos estudos e
na preparação para vida. A realização do Clube de Leitura contou com a parceria
da senhora Auxiliadora Lima Silva, do professor Antonio Cordeiro Feitosa e sua
esposa, a professora Doutora Márcia Manir Miguel Feitosa, de seus irmãos
Antônio Erivaldo Cordeiro Feitosa e Antônio Alcy Cordeiro Feitosa, e de sua
prima Ana Nery Cordeiro de Carvalho, responsáveis pela cessão do terreno,
construção e mobiliário do prédio.
O dia foi marcado por momentos inesquecíveis, com a presença de alguns dos nossos idosos, moradores mais antigos do Sítio Barreiros, que tanto já contribuíram para o desenvolvimento deste lugar. Dentre tantos, fizeram-se presentes: Heleno Alves da Silva, José Belizário Cordeiro, Antonio Inácio da Silva, Antônio Belizário Cordeiro, Maria Vilaní Martins Belizário, Francisca Artur Cordeiro, Maria de Fátima Cordeiro, Raimundo Domingos dos Santos e João Domingos dos Santos, Deuzimar Alves Feitosa e Maria Lúcia Gomes Feitosa.
Além do professor
Antonio Cordeiro e de seus irmãos Antonio Alcy e Antonio Erivaldo, contamos,
também, com a presença de seu irmão José Cordeiro Feitosa, e dos primos José
Cordeiro de Matos, Francisco Vande de Araújo e das primas, professoras Darly
Cordeiro de Carvalho Pereira e Maria Áurea Matos da Silva, todos netos dos
fundadores do povoado além das bisnetas, professoras Antônia Cordeiro de Matos
e Cícera Eunilce Cordeiro e dos Bisnetos professor Antônio Roberto de Araújo
Souza e José Ribamar de Araújo Souza. Também esteve presente o professor José Claudeones
Pereira da Silva, e a senhora Flávia Nonato de Souza Araújo, o senhor Cícero
Leomar Gomes Feitosa e demais convidados.
A professora e
coordenadora do clube, Francisca Valdênia Martins Belizário Lima, deu início à cerimônia
tratando da importância desse espaço para a comunidade e, em seguida,
juntamente com o professor Antônio Cordeiro desataram o laço de fita para que os
convidados conhecessem as instalações.
O professor Antonio
Cordeiro discursou sobre sua vivência nesta comunidade e o desejo de contribuir
com ela. Franqueada a palavra, tivemos a fala da professora Maria de Fátima
Cordeiro e das professoras coordenadoras do projeto: Ana Maria Belizário
Cordeiro, Maria Ivonete Cordeiro e Cícera Belizário Cordeiro, bem como das
professoras Darly Cordeiro, Toinha Cordeiro e da Agente de Saúde do povoado,
Maria Selma Cordeiro Vieira.
Fizeram uso da palavra também os senhores José Cordeiro de Matos e Adriano Cavalcante.
Dando continuidade tivemos
a apresentação de um texto feito pela professora Valdênia e a aluna Maria Johanna
Cordeiro Silva e outra leitura apresentada pelos alunos: Antônia Vitória Kaysa
da Silva, Suzana Martins Inácio e Antônio Augusto Martins Belizário.
Em seguida a solenidade foi encerrada, sendo liberado o acesso à sala para a visitação e servido um lanche para todos os presentes. Este foi um dia marcado por boas perspectivas para as novas gerações desta comunidade.
Momentos marcantes de muito aprendizado.
ResponderExcluir